O que é o formato 3GP?
Comentários

O que é o formato 3GP?

Última atualização em 16-08-2018 por

Não muito tempo atrás, era um grande desafio ver arquivos de vídeo em aparelhos móveis. A conexão lenta com a Internet e arquivos enormes faziam com que a reprodução em smartphones fosse um problema – e foi por isso que nasceu o arquivo 3GP.

O que é 3GP?

O 3GP ou tecnicamente conhecido como 3GPP é um arquivo multimídia totalmente desenvolvido pela “Third Generation Partnership Project”, ou 3GPP. Por isso, o nome 3GP foi dado a este arquivo tão popular. O 3GP é o resultado da cooperação entre várias companhias de telecomunicações e associações por todo o mundo. O 3GP ainda é a melhor maneira para solucionar problemas que as pessoas encontram ao reproduzir arquivos multimídia em seus smartphones com o 3G habilitado.

Especialmente desenvolvido para aparelhos móveis, o 3GP é uma versão simplificada do MP4. Comparado com o formato para PCs MP4, o 3GP possui um tamanho menor, o que o torna ideal para reprodução de vídeos em celulares. Há dois tipos de formato 3GP, primeiro o 3GP com a extensão .3GP e o 3G2 carrega a extensão .3G2.

Curiosidades sobre o 3GP

  • O 3GP foi desenvolvido para diminuir o uso de banda e armazenamento em aparelhos móveis.
  • Embora o formato tenha sido criado para telefones com 3G, ele não necessita que o 3G esteja habilitado para você ver o arquivo.
  • Arquivos 3GP são para telefones GSM, enquanto que o 3G2 é usado em celulares CDMA.
  • Um arquivo 3GP inclui um texto que pode ser aberto usando o notepad ou qualquer outro editor de texto.
  • Mudar manualmente a extensão .3gp para qualquer outro formato não é possível, um conversor de arquivos é necessário.
  • Telefones 2G e 4G também suportam o 3GP.

Prós

a principal vantagem do formato 3GP é seu pequeno tamanho. Isso é muito útil especialmente para usuários que salvam e assistem vídeos em seus smartphones. E graças a isso, é muito fácil enviar ou baixar um vídeo em formato 3GP e levará apenas alguns segundos ou minutos, dependendo do tamanho do arquivo, é claro.

Contras

Mas como os 3GPs comprimem vídeo e áudio em um único arquivo, a resolução do vídeo e a qualidade também diminuem. Quando comparado a outros formatos, usuários perceberão a enorme diferença em termos de qualidade de áudio, resolução de tela e outras características.

Aparelhos que aceitam o 3GP

Como dito antes, todos os aparelhos móveis com 3G aceitam arquivos 3GP. Isso também se aplica a smartphones com 2G e 4G, mas com algumas limitações. O tamanho máximo do arquivo para reprodução depende muito da memória existente no aparelho. Mas em computadores e notebooks, arquivos 3GP são aceitos dependendo do player instalado.

O Playstation 3 também aceita o 3GP, desde que o áudio importado do CD seja decodificado em MPEG-4 AAC. Por outro lado, o Nintendo DSi também aceita arquivos 3GP salvos no cartão SD. Quando você transferir arquivos 3GP, é recomendado usar dispositivos de armazenamento móveis, tais como pen drives USB ou cartões de memória.

Como reproduzir arquivos 3GP?

Media player logoWindows Media Player – o player padrão da Microsoft pode, tecnicamente, reproduzir arquivos 3GP. Contudo, você precisa instalar softwares como o Haali Media Splitter e FFDShow.

Media player classicMedia Player Classic – outra alternativa seria o programa gratuito Media Player Classic. É uma versão mais simples do programa mencionado acima que pode reproduzir arquivos 3GP.

QuickTime player logoQuickTime – usuários Mac podem usar o QuickTime para abrir arquivos 3GP. Versões mais recentes não necessitam de codecs adicionais mas as mais antigas necessitam de codecs suplementares.

VLC player logoVLC Media Player – outro programa gratuito na lista de players de arquivos 3GP é o VLC. Este programa aceita 3GP com áudio AAC, mas infelizmente ele não reproduz 3GP com áudio AMR.

Melhores soluções para o formato 3GP

i

Converta qualquer formato para 3GP

Converter vídeo para 3GP – se você possui um vídeo que não está em 3GP e gostaria de converter para libera espaço, isso é possível. Você pode usar um conversor gratuito ou pago para isso.

Converter AVI para 3GP – como arquivos AVI possuem um tamanho muito maior, aqueles que quiserem deixar os arquivos menores podem converter em 3GP. Apenas fique ligado na diferença de qualidade do vídeo.

Converter FLV para 3GP – o FLV é um formato para a internet conhecido por ser usado em blogs ou sites. Se você tem um arquivo FLV e gostaria de convertê-lo para 3GP, tenha a certeza de usar um conversor que aceite os dois formatos.

Converter do YouTube para 3GP – o YouTube não possui um format específico de vídeo e isso pode ser um pouco confuso. Encontre um programa que consiga baixar diretamente os vídeos do YouTube e salvá-los em 3GP.

ii

Converta 3GP para o formato que desejar

3GP para AMV – embora arquivos 3GP contenha áudio, convertê-los para AMV ou Anime Music Video pode ser complicado. Não há muitos programas que aceitam o AMV, então você precisa encontrar uma maneira confiável e eficiente para isso.

3GP para WMV – unanimidade em quase todos os players, você pode converter o 3GP em WMV. A tarefa é simples e a maioria dos conversores aceitam este tipo de modificação.

3GP para MP4 – se você achar que arquivos 3GP possuem uma baixa qualidade, você pode convertê-los para o formato de mídia mais usado. O MP4 é considerado o rei dos formatos multimídia graças ao seu pequeno tamanho e alta qualidade.

3GP para MPV – para usuários Apple, embora o QuickTime aceite 3GP, às vezes é melhor reproduzir o formato MOV. Para isso, use um conversor de arquivo confiável e compatível com Apple para evitar arquivos corrompidos.

Avaliação: 4.8 / 5 (Baseado em 17 avaliações) Obrigado pela avaliação!
Publicado por: em para Converter formato de vídeo. Última atualização em 16-08-2018

Deixe seu Comentário

Por favor preencha seu nome!
Por favor insira seu comentário!

Comente (0)

Obtenha agora!
APOWERSOFT
Sorteios
exclusivos
&
ótimos
descontos
Saiba mais
Apowersoft Unlimited
Instalador de um clique para todos os 14+ produtos Apowersoft
new
Suporte
Compartilhar
Revisar
Comentar
Voltar ao topo