O que é o AVI?
Comentários

O que é o AVI?

Última atualização em 06-12-2016 por

O AVI, sigla em inglês para Audio Video Interleaved, é um formato que combina dados de áudio e vídeo em um arquivo para a reprodução sincronizada de ambos. É usado principalmente para armazenar conteúdo de TV, filmes e outros vídeos. O formato AVI foi desenvolvido pela Microsoft em novembro de 1992 e agora é popularmente utilizado para a transmissão e armazenamento de faixas de áudio e vídeo. Devido à sua alta compatibilidade, arquivos AVI não só são reconhecidos no Windows como também em outras grandes plataformas, como Mac, Linux e Unix. Além disso, é reconhecido pela maioria dos reprodutores multimídia, como o VLC.

Extensão do Arquivo: AVI

Categoria: Arquivo de Vídeo

Popularidade: Popular desde que foi lançado

Desenvolvedor: Microsoft

Especificações do Formato de Arquivo AVI

i

Características

O AVI foi disponibilizado para uso há bastante tempo, após o lançamento do Windows 3.1. Atualmente, é considerado o padrão convencional do Windows para o armazenamento de vídeos e usa uma tecnologia de compressão robusta para combinar áudio e vídeo juntos. Ainda que os vídeos AVI não apresentem perda zero, a imagem e o áudio são mantidos de forma bastante fiel ao original. Entretanto, comparado com outros formatos de arquivo, o AVI ocupa maior espaço de armazenamento – às vezes o mesmo tanto que um DVD ocuparia. Esse é provávelmente o motivo pelo qual o MPEG-1 surgiu depois, chegando até o MPEG-4 que conhecemos hoje.

ii

Estrutura

Um arquivo AVI completo é composto de três partes. A primeira é uma espécie de cabeçalho mostrando informações gerais, como o tamanho do arquivo, a taxa de quadros e os parâmetros sobre o algoritmo de compressão utilizado. A segunda parte é a principal, pois inclui os dados da sequência gráfica e sonora. A última parte é o índice, compreendendo o local do arquivo e permitindo o acesso ao mesmo.

iii

Tipo

Na prática, o AVI é um formato antigo que vem sendo utilizado por muitos anos, mas sua tecnologia de compressão já foi atualizada várias vezes, fazendo com que muitos tipos diferentes de arquivos de vídeo com a extensão .avi sejam utilizados. O problema é que alguns reprodutores de mídia modernos não reconhecem filmes AVI comprimidos com a tecnologia antiga, enquanto reprodutores mais antigos não reconhecem um vídeo AVI também devido à diferença nos parâmetros de compressão. Assim, é necessário identificar qual é o tipo do vídeo AVI e qual método de compressão foi utilizado. Na maioria dos casos, esses tipos de formatos de vídeo AVI são identificáveis.

Sem Perdas/MPEG-1 AVI – Não necessita de nenhum plugin para ser reproduzido e é utilizado na maioria das vezes para edição.

DIVX/XVID AVI – É um tipo de compressão MPEG-4. Para reproduzir o arquivo, é melhor que seja feito o download de um codificador DIVX ou XVID. No começo do vídeo, uma marca do DIVX aparecerá na tela por alguns segundos.

DV codec AVI – O DV (Formato de Vídeo Digital) foi publicado pela Panasonic, Sony e outras fabricantes. Este formato ganhou muitos elogios quando foi disponibilizado. Os usuários podem editar o arquivo através da transferência do vídeo digital para o PC e depois transformar em vídeo digital novamente. Este tipo de formato é sempre salvo como um arquivo AVI, também chamado de formato DV-AVI.

Soluções Completas para o Formato AVI

i

Converter VOB para AVI – Comparado com outros formatos, o AVI mantém as faixas de áudio e vídeo com boa qualidade. Além disso, o AVI funciona bem com o Windows e diversas outras plataformas. Entretanto, um arquivo VOB pode ser reconhecido apenas por reprodutores multimídia especiais. Como não é utilizável para edição e transmissão, muitos preferem o AVI como o formato alternativo ao VOB.

ii

Converter MOV para AVI – O MOV, conhecido como arquivo Apple QuickTime, é um formato de vídeo desenvolvido pela Apple. É popular entre os usuários de dispositivos Apple, que tem como formato de vídeo padrão o Apple QuickTime. O MOV também roda bem no Windows. Porém, um filme em MOV ocupará um espaço maior no disco rígido do que o mesmo arquivo AVI. Assim, uma grande parcela das pessoas prefere converter MOV para AVI na busca de aproveitar uma reprodução de qualidade usando pouco espaço em disco.

iii

Converter SWF para AVI – O SWF, abreviação em inglês para “small web format”, é um arquivo do Adobe Flash comumente utilizado para trazer gráficos animados, vídeos e áudios da web. Muitos arquivos SWF podem ser vistos apenas no Adobe Flash Player, já que a maioria dos reprodutores multimídia mais utilizados não reconhecem os vídeos SWF. Mas não importa: uma simples conversão de SWF para AVI pode ajudar você a superar esta restrição sem muito esforço.

iv

Converter WMV para AVI – O WMV, sigla para Windows Media Video, é sempre usado para transmitir vídeos ocupando pouco espaço e mantendo uma boa qualidade. No entanto, seu uso é limitado ao Windows, pois não é possível tocar arquivos WMV em dispositivos que usem outros sistemas operacionais. Assim, para solucionar este problema, muitos usuários tendem a converter o formato WMV para filmes AVI.

Avaliação: 4.5 / 5 (Baseado em 19 avaliações) Obrigado pela avaliação!
avatar
Publicado por:em paraConversor de Vídeo,Siga-me no Twitter.Última atualização em 06-12-2016

Deixe seu Comentário

Por favor preencha seu nome!
Por favor insira seu comentário!

Comente (0)

Novidades

 

Dicas e Recursos

Saiba mais
Apowersoft Unlimited
Instalador de um clique para todos os 14+ produtos Apowersoft
new
Communidade
Suporte
Compartilhar
Revisar
Comentar
Voltar ao topo