O que é o formato MOV?


MOV – Definição

O MOV, considerado um formato de arquivo para o QuickTime, foi criado e desenvolvido pela Apple Inc. em 1998. Ele usa o codec MPEG-4 para compressão e contém diferentes faixas para armazenar filmes e outros arquivos de vídeo. Cada faixa geralmente é codificada com um ou mais tipos de codecs. Comparado com outros formatos de vídeo, o arquivo MOV possui perda de dados, mas mesmo assim é muito usado por sua excelente compatibilidade com diferentes players e ferramentas de edição. Não apenas ele é compatível com a plataforma Macintosh, mas ele roda muito bem no Windows. Até alguns arquivos DVCPRO (um formato de alta definição) também são vídeos MOV.

Extensão de arquivo: MOV

Categoria: Arquivo de Vídeo

Popularidade: Popular entre usuários Apple

Desenvolvedor: Apple Inc.

Fatos sobre o MOV

  • MOV é um formato de arquivo especialmente para o player QuickTime, o que significa que ele roda perfeitamente no Mac.
  • O formato MOV foi desenvolvido pela Apple Inc. Após isso, o MP4 foi colocado no padrão internacional, desenvolvido com a base do MOV, mas aperfeiçoado.
  • MOV e MP4 possuem muito em comum, pois ambos usam o MPEG-4 para compressão, portanto eles são compatíveis no mesmo ambiente Apple QuickTime.
  • MOV agora é um formato amplamente adotado por computadores e aplicações, ele é seguro para usar em transmissões de arquivos.
  • MOV é ideal para edição de vídeo e transmissão na web, como ele tem a capacidade de ajustar seus elementos primários separadamente.
  • MOV salva múltiplas faixas independentes umas das outras. Ele consegue melhorar o som, a qualidade da imagem e a resolução separadamente, o que deixa a edição bem mais simples.

Prós: O arquivo MOV pode ser executado em diferentes plataformas graças à sua compatibilidade e baixo espaço ocupado. Ele consegue ser reconhecido por diferentes plataformas, como Mac, Windows, iOS e Android.

Contras: MOV adotou uma perda de dados na compressão de faixas de vídeo, o que significa que a qualidade não consegue ser igual à original. E cada faixa (áudio, vídeo, texto) do MOV é codificado com um codec específico. Uma aplicação pode reproduzi-lo sem problemas se o codec for reconhecido.

1

MOV VS. AVI

Diferente do MOV, o AVI é um arquivo contêiner lançado pela Microsoft. Seu nome completo é Audio Video Interleave, que significa combinar faixas de áudio e vídeo usando uma compressão de perda de dados. Embora a qualidade de um AVI não seja tão satisfatória, ele ainda é muito popular graças à sua compatibilidade. Agora que usuários Apple estão crescendo cada vez mais, o MOV tem sido aceito por muitas pessoas. E para aqueles que não usam aparelhos Apple, o AVI ainda é o formato mais comum. Desenvolvidos por diferentes empresas, tanto o MOV como o AVI possuem vantagens e desvantagens. Segue uma comparação entre os dois formatos.

Qualidade: Como ambos os formatos utilizam perda de dados na compressão, o arquivo perde alguma qualidade. Contudo, o AVI usa MPEG-2 para sua compressão e o MOV adota o MPEG-4. Tecnicamente falando, pegando dois arquivos do mesmo vídeo como referência, veremos que o arquivo MOV possui uma qualidade superior.

Tamanho do arquivo: Na verdade, o MOV não contém apenas faixas de áudio e vídeo, mas ainda pode incluir faixas de textos. Pegando 3 minutos de vídeo como exemplo, o arquivo MOV possui 60 MB; o outro, em AVI, possui 45 MB. É óbvio que o MOV ocupa mais espaço. E ainda podemos observar a taxa de bits. Se o parâmetro é maior o arquivo será maior. A taxa total de bits para o MOV é 2900 kbps e para o AVI é apenas 456 kbps.

Compatibilidade: Como mencionado acima, para quem não usa Apple, o AVI ainda é o formato de vídeo mais popular para reprodução e transferência. Mas entre os usuários de aparelhos Apple, como iPhone ou Mac, o MOV possui maior apoio.

2

Programas que conseguem reproduzir arquivos MOV

QuickTime playerApple QuickTime Player – Como o MOV foi desenvolvido para o Apple QuickTime player, ele é o player mais popular para a reprodução de arquivos MOV, sem dúvidas.

Windows media playerMicrosoft Windows Media Player – O Microsoft Windows Media Player também se sai bem com vídeos em MOV. Você consegue abrir vídeos MOV diretamente em PCs com Windows, sem instalar nenhum programa, mas apenas na versão 10 ou superior.

VLC playerVideoLAN VLC Media Player – o VLC, desenvolvido pelo VideoLAN Project, é um player de mídia poderoso que aceita tanto arquivos de áudio e vídeo, discos, webcams, aparelhos e reproduções online. Mais ainda, ele pode ser instalado em diferentes plataformas, como Mac ou Windows. E filmes em MOV podem ser vistos facilmente neste player.

Roxio Creator – o Roxio Creator (antes conhecido como Easy Media Creator) é um programa popular tanto para Mac como Windows. Ele permite a você editar o vídeo, áudio, imagens e asism por diante.

CyberLink PowerDVD – o PowerDVD é um player avançado de filmes e mídia que consegue reproduzir Ultra HD 4K vídeos em 3D, e também é usado para filmes do QuickTime. Ele ainda possui ferramentas de gerenciamento, que permite navegar, buscar, compartilhar online e muitas outras funções.

3

Soluções completas para o formato MOV

i

Converter WMV para MOV – o WMV, nome completo Windows Media Video, é muito usado para reproduções de vídeo online, mas não satisfaz a necessidades de usuários de aparelhos Apple, por problemas de compatibilidade. Para resolver isso, os usuários tendem a converter os arquivos para MOV.

ii

Converter AVI para MOV – o AVI é considerado um formato contêiner e suporta múltiplas reproduções de áudio e vídeo. Ele roda bem em PCs Windows, mas não em aparelhos e aplicações da Apple. Se você quiser reproduzi-lo em seu Mac, é recomendado que você mude o AVI para um formato compatível, e o MOV é uma boa escolha.

iii

Converter VOB para MOV – o VOB chamado de “Video Object” em especificações de DVDs. Ele é um formato contêiner em mídias de DVD que apresenta vídeo digital, áudio e legendas. Os usuários geralmente gravam ele em DVD, graças à sua qualidade. Contudo VOB pode ocupar um espaço enorme comparado a arquivos MOV. Por exemplo, 4.7 GB é um vídeo de 2 horas, enquanto o MOV possui apenas 2.4 GB. Contudo, para ganhar espaço, converter VOB para MOV é uma opção viável.

iv

Converter SWF para MOV – SWF, abreviação de Small Web Format, é um formato de arquivo da Adobe Flash usado geralmente para apresentar gráficos animados, vídeos e sons na web. Na verdade, muitos arquivos SWF podem ser vistos apenas no Adobe Flash Player. A maioria dos players de multimídia como o QuickTime ou aparelhos portáteis como o iPhone não conseguem reconhecer arquivos SWF. De qualquer forma, a conversão de SWF para MOV pode ajudar a quebrar essa limitação facilmente.

v

Converter MP4 para MOV – MP4, também conhecido como MPEG-4, é um formato popular usado para armazenar dados de áudio e vídeo. Tecnicamente falando, ele foi desenvolvido como base para o formato MOV. Apesar disso, o MP4 é usado geralmente para compartilhamento de vídeos na Internet. Mas às vezes os arquivos MP4 de alguns sites não rodam bem em aparelhos Apple, como o iPhone, iPad, iPod, etc. Como formato de mídia desenvolvido pela Apple Inc., o MOV é melhor aceito em aparelhos Apple. Se você é usuário Mac, reproduzir MOV ao invés do MP4 é mais estável e seguro.

Deixe seu Comentário

Por favor preencha seu nome!
Por favor insira seu comentário!

Comente (0)

Baixe Agora
Apowersoft Unlimited
Apowersoft Unlimited
Solução Multimídia 13 em 1
85
Pacote
Supremo
% OFF

Anúncios

Obtenha agora!
APOWERSOFT
Sorteios
exclusivos
&
ótimos
descontos
Suporte
Compartilhar
Revisar
Comentar
Voltar ao topo