M4A – Definição

M4A é uma extensão de arquivo usada para representar um arquivo de áudio comprimido no formato recipiente MPEG-4. A extensão oficial dos arquivos definidos pelo padrão MPEG-4 é MP4, que serve tanto para áudio e vídeo; arquivos MPEG-4 que contêm apenas áudio geralmente possuem a extensão M4A. Na verdade, esse formato de arquivo não era popular até que a Apple Inc. usou o pela primeira vez em 2007 no iTunes e no iPod para canções usando tanto o codec AAC (Advanced Audio Coding) ou ALAC (Apple Lossless), com o intuito de diferenciá-las de outros arquivos de áudio MPEG-4.

Extensão de Arquivo: M4A (MPEG-4 áudio)

Categoria: Arquivo de Áudio

Popularidade: Popular entre usuários da Apple

Desenvolvedor: Apple Inc.

Fatos sobre o M4A

  • Arquivos de áudio M4A são desprotegidos. Arquivos protegidos desse tipo geralmente possuem a extensão de arquivo M4P.
  • Áudio M4A pode ser decodificado de volta para a qualidade original de antes de sua compressão.
  • A maioria das canções M4A na iTunes Store são pagas, mas às vezes há ofertas especiais e sorteios.
  • A iTunes store também oferece música em outros formatos além de M4A.
  • Músicas M4A podem ser definidas diretamente como toque de chamada do iPhone ao renomear a extensão do arquivo de M4A para M4R com o iTunes.
  • M4A é um codec desenvolvido para propiciar codificação sem perdas com menos espaço de armazenamento.

Vantagens: O arquivo no formato M4A é comprimido, mas não há perda de qualidade. O M4A também é bom por não possuir DRM (Gestão de Direitos Digitais), então ele pode ser editado e transferido com mais flexibilidade.

Desvantagens: O M4A pode ser reconhecido instantaneamente no iTunes, no iPod e em outros dispositivos Apple. Mas a má compatibilidade com outros aparelhos torna a reprodução do áudio em M4A um tanto inconveniente se comparada com a dos arquivos em MP3.

1

M4A vs. MP3

Geralmente considera-se o M4A como successor do MP3, porque ele desempenha a mesma função do MP3 mas consegue comprimir o áudio com a mesma taxa de bits num tamanho de arquivo menor. Os arquivos M4A normalmente possuem uma taxa de bits estéreo de 128kbps, 192 kbps ou 256 kbps (PS: A taxa de bits se refere à quantidade de dados transmitidos dada uma quantidade de tempo em uma rede digital. A medida comum de taxa de bits é kbit/s e Mbps, que significam respectivamente quilobits por Segundo e megabits por segundo. Em geral, não importa qual unidade esteja sendo usada, quanto maior o número, maior a velocidade ou qualidade.) Se você estiver familiarizado com codificação de música, recomenda-se salvar as músicas em M4A a 192 kbps, para se obter ambos ótima qualidade e pequeno tamanho de arquivo. Para mais detalhes, consulte a comparação abaixo.

Qualidade: Por motivos óbvios, um arquivo de áudio M4A com compressão ALAC possui a melhor qualidade, já que nada do som original sera perdido. E mesmo o áudio M4A codificado com a compressão AAC com perdas, o teste indica que ele ainda se sai melhor na qualidade de som do que arquivos MP3 codificados na mesma taxa de bits, especialmente a 128 kbps ou menos.

Tamanho do Arquivo: O tamanho do arquivo e a qualidade estão diretamente relacionados à taxa de bits. Quando a taxa de bits aumenta, a qualidade de som também aumenta, assim como o tamanho do arquivo. Por exemplo, para alcançar a mesma qualidade, uma canção em MP3 precisa ser codificada em mais ou menos 192 kpbs, enquanto para uma canção M4A 128 kbps é o suficiente, o que significa que o tamanho de seu arquivo será menor.

Compatibilidade: Sem dúvida alguma, o MP3 ainda domina a indústria de áudio. Quase todo software e hardware suportam esse formato. Por outro lado, arquivos M4A estão limitados a PC, iPod, iTunes e outros dispositivos Apple.

2

Programas que podem abrir Arquivos M4A

iTunesiTunes Apple – Desenvolvido pela Apple Inc., o iTunes é uma aplicação quatro-em-um que pode ser usada como reprodutor de mídia, biblioteca de mídia, transmissor online de rádio e aplicativo de gerenciamento de dispositivos móveis. Ele está disponível para Windows para abrir áudio M4A.

QuickTime player QuickTime Player Apple – O QuickTime player também faz parte da família da Apple. Ele é o reprodutor de mídia mais adequado para reproduzir arquivos no formato M4A.

Windows media playerWindows Media Player Microsoft – A Microsoft também suporta a reprodução do áudio M4A, donde se conclui que um computador Windows pode reproduzir arquivos de áudio M4A diretamente, sem instalar nenhum codec adicional.

Media player classicMedia Player Classic – Esse é um reprodutor de mídia compacto criado e mantido por um programador chamado “Gabest”. Atualmente o Media Player Classic suporta apenas o sistema operacional Windows (32 e 64 bit).

KSP Sound Player – Disponível para Windows, esse reprodutor de áudio grátis foi desenvolvido pela Kalliope S.C. Company. Anteriormente o KSP se chamava KMP, Kalliope Media Player, mas durante o processo de desenvolvimento a empresa mudou seu foco de mídia para áudio.

Winamp Media Player Nullsoft – O Winamp é um reprodutor de mídia para Windows desde o começo; mais tarde veio o suporte a Android e Mac OS X. Ele permite a reprodução de arquivos M4A.

Roxio Creator – Esse software é um programa proprietário em CD produzido pela Roxio, e que oferece ferramentas para editar vídeo, áudio, imagens e mais.

NCH Swift Sound WavePad – O WavePad é um software completo de edição de música e áudio para Windows e Mac. Além de permitir a edição de arquivos de áudio, ele também suporta um grande número de formatos de arquivo de áudio, incluindo M4A.

Soluções Completas para o formato M4A

Como Converter Áudio para M4A?

i

Converter MP3 para M4A – O M4A supera o MP3 em qualidade de áudio assim como em tamanho de arquivo, embora a compatibilidade seja menor que a do MP3 agora. Ainda assim, os usuários da Apple convertem MP3 para M4A para carregar mais músicas em seus aparelhos, o que seria a melhor maneira de curtir músicas em qualidade relativamente mais alta com pouco espaço no disco.

ii

Converter FLAC para M4A – FLAC é um formato de áudio para compressão sem perdas. Ele preserva os dados de áudio intactos enquanto reduz o arquivo para metade do tamanho original. Para os fãs de música, as canções em formato FLAC provocam um prazer auditivo sem precedents. Mas se você estiver usando iPhone ou outro dispositivo da Apple, essa não é uma boa notícia. Você terá que converter de FLAC para M4A ou outro formato de áudio compativo com a Apple para que os dispositivos reconheçam as músicas.

iii

Converter WAV em M4A – O WAV é um formato de arquivo de áudio da Microsoft e da IBM. Um arquivo WAV pode conter áudio comprimido ou não comprimido. Nós convertemos WAV para M4A pelos motivos a seguir: comparado ao M4A, o mesmo arquivo no formato WAV ocupa muito espaço no disco; além disso a Apple suporta nativamente o arquivo M4A, e não o WAV.

Como Converter Vídeo para M4A?

i

Converter MP4 para M4A – MP4, conhecido como MPEG-4, é um format popular usado para armazenar dados de vídeo e áudio. Quando o arquivo MP4 contém apenas dados de áudio, ele possui a extensão M4A. Se desejarmos extrair áudio do vídeo MP4 sem perder a qualidade, seria uma boa ideia remover os dados de vídeo do arquivo MP4 e manter a faixa de áudio.

Suporte
Compartilhar
Revisar
Comentar
Voltar ao topo