O que é o formato MP2?
Comentários

O que é o formato MP2?

Última atualização em 16-08-2018 por

MP2 – Definição

O MP2 é uma extensão de arquivo para a reprodução de áudio MPEG-1, Camada II. Este tipo de arquivo não é um formato comum para leigos quando o assunto é a indústria de rádio e televisão. Similar ao formato que estamos acostumados, por exemplo o MP3, o MP2 também é usado para reduzir o tamanho de um arquivo enquanto mantém o mesmo som do original. Com o avanço tecnológico, o MP2 foi basicamente substituído pelo MP3, mas ele ainda é o formato padrão na transmissão de áudio.

Nota: o arquivo de áudio MP2 é diferente do arquivo de vídeo MPEG-2. Um vídeo MPEG-2 usa MPG como extensão de arquivo.

Extensão do arquivo: MP2

Categoria: Arquivo de Áudio

Popularidade: popular na indústria de transmissão de rádio

Desenvolvedor: Derivada da MUSICAM e redefinida pela ISO/IEC

Fatos sobre o formato MP2

  • Anteriormente, o MP2 era incorretamente chamado Musicam ou MUSICAM.
  • O MP2 ainda é o formato padrão para transmissão de rádio e televisão.
  • O MP2 é o predecessor do amplamente conhecido formato MP3 para compressão de áudio.
  • O MP2 é um competidor em potencial para o Dolby Digital, o padrão da indústria para DVDs.

Prós: apesar do fato de que o MP2 foi substituído pelo MP3, ele ainda é o formato predominante em transmissões pois dificilmente apresenta erros e possui a qualidade de som melhor que o MP3 quando a taxa de bits é de 256kbps ou acima.

Contras: o formato de arquivo MP2 é usado principalmente para transmissões de rádio e TV digital. Como resultado, não muito aceito por players de áudio.

Detalhes técnicos sobre o formato MP2

No final dos anos de 1980, o “Moving Picture Experts Group” (conhecido como MPEG, um grupo do ISO), começou a se esforçar para padronizar a codificação de áudio e vídeo para transmissões de rádio e TV digital. Baseado no codec de áudio MUSICA, o padrão de áudio MPEG-1 foi desenvolvido, o que incluía três camadas separadas de áudio: MP1 (camada i), MP2 (camada II) e MP3 (camada III). Na metade dos anos de 1990, o MP2 foi desenvolvido e começou a ser usado para transmissões de áudio. O desenvolvimento do formato MP3 veio para uma melhor compressão, mas mantendo a reprodução fiel dos arquivos de áudio originais.

Especificações técnicas:

  • Taxa de Bits: 32, 48, 56, 64, 80, 96, 112, 128, 160, 192, 224, 256, 320 e 384 kbit/s
  • Taxas de amostra: 32, 44.1 e 48 kHz

Programas que reproduzem arquivos MP2

iTunesApple iTunes – o iTunes é um programa multifuncional desenvolvido pela Apple Inc., que pode ser usado para reproduzir, gerenciar e baixar arquivos digitais de áudio e vídeo (além de tipos de mídia disponíveis na loja iTunes) em computadores pessoais.

QuickTimeApple QuickTime Player – o QuickTime é um player de multimídia desenvolvido pela Apple Inc. para a reprodução de vários formatos de áudio digital, vídeo, imagens, etc. Há versões disponíveis para Windows XP e acima, além de Mac OS X Leopard e sistemas operacionais mais recentes.

Windows Media PlayerMicrosoft Windows Media Player – a Microsoft desenvolveu seu Windows Media Player para reproduzir áudio, vídeo e arquivos de imagens em PCs Windows além de outros aparelhos portáteis com o Sistema Operacional. Há ainda uma edição lançada para computadores rodando Mac OS mas seu desenvolvimento foi interrompido.

RealPlayer CloudRealNetwork RealPlayer Cloud – o RealPlayer Could é uma plataforma mista excelente que permite assistir, compartilhar e mover vídeos com uma flexibilidade incrível dentre diferentes aparelhos. Vídeos enviados para a nuvem são automaticamente ajustados para aparelhos com diferentes tamanhos de tela.

VLCVideoLAN VLC Media Player – o VLC é um player multimídia completo que roda em uma ampla variedade de sistemas operacionais, incluindo Windows, Mac, Linux, BSD, iOS, Android, Windows Phone, etc. Ele aceita a reprodução de áudio e vídeo em qualquer formato de arquivo. Ele ainda consegue transcodificar arquivos de mídia e reproduzir por redes de computadores.

KMPlayerKMPlayer – Também conhecido como K-Multimedia Player, o KMPlayer é um player para Windows que aceita um enorme número de tipos de arquivos. Ele foi adquirido pela Pandora TV, uma companhia de streaming de vídeo em agosto de 2007.

MPlayerMPlayer – o MPlayer é um player de vídeo com código aberto disponível para várias plataformas, incluindo Linux, Unix, Windows, Mac OS e etc. O MPlayer aceita uma grande variedade de formatos, incluindo mídias físicas, formatos container, formatos de vídeo e áudio, legendas e imagens.

Solução completa para o formato MP2

i

Converter MP4 para MP2 – o MP4 é um formato de vídeo muito popular que pode ser reproduzido em praticamente qualquer tipo de aparelho no mercado hoje em dia. O único problema é que arquivos em MP4 não podem ser vistos em DVDs comuns, pois eles só conseguem ler o formato MP2. Se você deseja curtir seus filmes MP4 em um DVD player, a melhor solução é converter os MP4 em MP2 antes de queimá-los no DVD.

Avaliação: 4.3 / 5 (Baseado em 16 avaliações) Obrigado pela avaliação!
avatar
Publicado por: em paraConverter formato de vídeo. Última atualização em 16-08-2018

Deixe seu Comentário

Por favor preencha seu nome!
Por favor insira seu comentário!

Comente (0)

Saiba mais
Apowersoft Unlimited
Instalador de um clique para todos os 14+ produtos Apowersoft
new
Communidade
Suporte
Compartilhar
Revisar
Comentar
Voltar ao topo