O que é o format MP3?
Comentários

O que é o format MP3?

Última atualização em 28-01-2016 por

MP3 é um formato de áudio digital desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer e lançado em 1993. Ele se refere à compressão de áudio no layer III de arquivos de áudio MPEG-1 e MPEG-2. Este formato começou a ser popular nos anos 90, especialmente após o player de áudio Winamp ser lançado em 1997. Hoje, ele continua sendo um dos formatos de áudio mais populares, graças ao seu pequeno tamanho e compatibilidade com muitos player e aparelhos.

Extensão do formato de arquivo: MP3

Categoria: Arquivo de áudio

Popularidade: Popular entre fãs de músicas

Desenvolvedor: Moving Picture Experts Group (MPEG)

Fatos sobre o MP3

  • Arquivos MP3 são menores no tamanho porque o som inaudível ao ser humano é removido na compressão.
  • Um Ripper de CD pode ser usado para extrair arquivos WAV de um CD e transformá-los em arquivos MP3.
  • As músicas MP3 geralmente são baixadas e reproduzidas em um player, mas o streaming destes arquivos também é comum.
  • Um arquivo MP3 de 128kbit/s é apenas 1/11 do tamanho do arquivo original do CD.

Prós: O formato MP3 adota uma tecnologia de compressão para reduzir seu tamanho. Portanto, ele ocupa pouco espaço em computadores e outros aparelhos. Por isso, ele pode ser facilmente compartilhado na Internet. Mais ainda, o MP3 é o formato padrão compatível para todos os players e aparelhos.

Contras: O formato MP3 foi desenvolvido para reduzir o tamanho de um arquivo e manter sua qualidade original, mas ainda há diferenças do arquivo original de onde ele foi convertido. A maioria das músicas MP3 na web possui direitos autorais. Compartilhá-las na web pode causar problemas em alguns casos.

Páginas disponíveis para baixar MP3

i

MP3Juices

Este é um site muito direto para ser usado. Digite o nome da música ou artista no campo de busca da página. O resultado aparecerá e você poderá reproduzir as músicas antes de baixá-las. Clique em no botão “Download” ao lado do arquivo e o download começará em instantes. Você pode ainda copiar e colar a URL de um vídeo do YouTube e baixar o áudio no formato do arquivo MP3. O tempo de download depende da velocidade de sua Internet.

ii

MP3Skull

O MP3Skull possui uma interface básica. Você pode digitar o título da música ou do artista na barra de busca. Há a opção para reproduzir logo ao lado dos resultados mas na verdade ela não funciona. Não é possível reproduzir online neste site. Pressione “Download e você será direcionado a um site para baixar os arquivos. Lembre-se que nem todos os sites estão disponíveis; você precisa tentar outras opções dos resultados. O site destaca as músicas com mais downloads, o que pode ser útil para você acompanhar o que está na moda. O problema é que janelas pop-up aparecem e algumas páginas abrem quando você clica no site, o que é uma experiência frustrante.

ii

MP3PM

MP3PM é o melhor dos três sites para baixar MP3. Ambas as opções, tanto para streaming quanto para baixar as músicas gratuitamente estão disponíveis no site. Procure pelo artista ou título da música e clique no ícone de download próximo ao arquivo que você deseja salvar. Ele ainda oferece uma lista de músicas populares e várias categorias. O único problema é que ele também abre páginas indesejadas na primeira tentativa de download, então você precisa tentar novamente para funcionar.

Programas que podem reproduzir arquivos MP3

iTunesApple iTunes – Desenvolvido pela Apple, o iTunes pode reproduzir e até converter MP3, AAC, MPEG-4 e arquivos WAV. Há ainda o iTunes para Windows, disponível para usuários deste sistema.

QuickTime PlayerQuickTime Player – O QuickTime Player aceita diversos formatos de vídeo, áudio e imagens. Há as versões clássicas disponíveis para Windows XP e novas versões lançadas para Mac OS X Snow Leopard e mais recentes.

Windows Media PlayerWindows Media Player – este é um dos programas mais fáceis de usar para reproduzir arquivos de mídia, pois ele apresenta uma longa lista de formatos como o MP3. Ele ainda é portátil e leve.

VLC PlayerVLC Media Player – Este player de plataforma mista pode reproduzir MP3 e vários outros formatos incluindo Windows Media e QuickTime. Sistemas disponíveis para o RealPlayer incluem o Windows, Mac, Linux, Unix, etc.

RealPlayerRealPlayer – This cross-platform media player can play MP3 and several other formats including Windows Media and QuickTime format. Available platforms for running RealPlayer include Windows, Mac, Linux and Unix, etc.

Soluções definitivas para o formato MP3

i

Converter M4A para MP3 – M4A é um formato de áudio muito comum da Apple usado no iTunes e iPod para músicas. Este formato não é tão popular como o MP3, apesar de ter sido desenvolvido para substitui-lo. Os aparelhos compatíveis com arquivos M4A também são poucos. Para curtir músicas neste formato sem limitações, sugerimos converter arquivos M4A para MP3.

ii

Converter FLAC para MP3 – FLAC, sigla para “Free Lossless Audio Codec” é um formato de áudio sem perda de áudio na compressão. Os áudios neste formato preservam a qualidade de som do arquivo original, mas o tamanho é muito maior. E programas para reproduzir este formato em players portáteis também são poucos comparado ao MP3. Levando em consideração o tamanho e compatibilidade, é melhor converter o FLAC em MP3.

iii

Converter APE para MP3 – O APE também é conhecido como “áudio do macaco” e é um formato sem perdas na compressão. Ele não descarta dados do áudio durante o processo de codificação, então o arquivo será maior e com ótima qualidade. Ainda faltam players e aparelhos portáteis para o APE. Converter arquivos APE para MP3 é uma boa sugestão.

Avaliação: 4.3 / 5 (Baseado em 19 avaliações) Obrigado pela avaliação!
avatar
Publicado por: em paraConversor de Áudio. Última atualização em 28-01-2016

Deixe seu Comentário

Por favor preencha seu nome!
Por favor insira seu comentário!

Comente (0)

Novidades

 

Dicas e Recursos

Saiba mais
Apowersoft Unlimited
Instalador de um clique para todos os 14+ produtos Apowersoft
new
Communidade
Suporte
Compartilhar
Revisar
Comentar
Voltar ao topo