O Que é o Formato MKV?
Comentários

O Que é o Formato MKV?

Última atualização em 16-08-2018 por

O MKV, sigla para Matroska Video, é um formato padrão gratuito que pode compreender uma larga gama de vídeos, áudios e legendas no mesmo arquivo. Este tipo de arquivo foi desenvolvido em 1992 na Rússia. Steve Lhomme, o fundador da Matroska, e mais um grupo de programadores trabalharam no desenvolvimento. O nome Matroska é derivado da palavra russa “matryoshka”, que significa o que conhecemos por Bonecas Russas. Assim como outros formatos, como AVI, MP4 ou ASF, o MKV é similar em relação ao conceito de armazenamento de conteúdo, mas difere dos demais por ser completamente aberto em termos de especificações.

Extensão do Arquivo: MKV

Categoria: Arquivo de Vídeo

Popularidade: Muito popular entre fãs de filmes

Desenvolvedor: Steve Lhomme

Detalhes Técnicos do Formato MKV

  • Este formato de arquivo é derivado de um projeto chamado MCF (Multimedia Container Format), o primeiro projeto criado para a criação de um contêiner de mídia aberto capaz de englobar vídeos, áudios e legendas no mesmo arquivo.
  • O Matroska possui 4 séries para diferentes arquivos: o MKA para arquivos de vídeo, o MKS para arquivos de legendas, o MK3D para vídeos 3D e o MKV para vídeos com som e legendas.
  • O MKV não é um codec de compressão de vídeo ou áudio, mas sim um formato contêiner que pode salvar muitos áudios, vídeos e legendas no mesmo arquivo. É possível usá-lo para armazenar filmes ou CDs completos.
  • Por ter código aberto, pode ser usado livremente para uso pessoal, já que as informações técnicas descrevendo os dados originais estão abertas a todos, incluindo empresas que planejam suportar o formato em seus produtos.
  • O MKV é resistente a erros. Ele pode recuperar reproduções mesmo quando um arquivo está corrompido.

Comparação – MKV e HEVC MKV

Como sabemos, o MKV pode armazenar diferentes fluxos de mídia, em diferentes tipos de codecs, sendo que o mais comum é o H.264 ou AVC. Outro formato de codificação de vídeo que pode ser salvo em MKV é o H.265 (ou HEVC – High Efficiency Video Coding), que é o sucessor do H.264. Antes de mergulharmos fundo na comparação, vamos analisar as diferenças entre o H.264/AVC e o H.265/HEVC.

i

H.264 e H.265: O H.264 ou AVC é o formato de compressão de vídeo mais utilizado atualmente. É usado amplamente em sites como YouTube e Vimeo, em Blu-Rays e também em transmissões HDTV via cabo ou satélite. O HVEC é melhor neste sentido já que suporta a transmissão via web de vídeos em Ultra HD, assim como 4K e 2K. O H.264 suporta no máximo 4K e 59.94 fps, enquanto o HVEC suporta até 8K e 300 fps.

ii

H.264 MKV x HEVC MKV: HEVC MKV é um arquivo MKV com codec HEVC. Arquivos MKV codificados com HEVC possuem taxas de bits mais baixas que os arquivos H.264 MKV, reduzindo os tamanhos dos arquivos em 40~50% ao mesmo tempo em que mantém a qualidade de vídeo de um formato H.264. No entanto, devido à recente tecnologia do HEVC, o suporte ao HEVC MKV ainda é limitado comparado ao H.264 MKV, já que o H.264 ainda é um dos formatos de compressão de vídeo mais populares. Mas há confiança de que os aplicativos e aparelhos disponíveis para HEVC MKV estão crescendo devido aos seus recursos avançados.

Players Que Tocam Arquivos MKV

VLC Media PlayerVLC Media Player – O VLC é um reprodutor de mídia de código aberto, multi-plataforma e portátil. Sendo a melhor ferramenta para reproduzir arquivos MKV, suporta quase qualquer tipo de formato de áudio e vídeo. Você não precisa baixar nenhum codec extra para tocar seus arquivos.

Final Media PlayerFinal Media Player – Além do MKV, o Final Media Player também pode tocar outros 40 formatos de vídeo junto com mais de 40 formatos de áudio. Entretanto, só é compatível com computadores que rodam Windows 8, 8.1, Vista e XP.

5K Player5KPlayer – O 5K Player vem com uma interface básica que é muito fácil de entender. O programa possui funções adicionais que incluem o download de músicas grátis e a reprodução de músicas e DVDs.

MPlayerMPlayer – O MPlayer pode reproduzir uma variedade de formatos de mídia, incluindo mídia física, formatos de contêneirs, formatos de vídeo, formatos de áudio, formatos de legendas, formatos de imagens, etc. Como um reprodutor de mídia grátis e de código aberto, pode rodar em diversas plataformas.

DivX Plus PlayerDivX Plus Player – O DivX Plus Player é um programa que não é apenas compatível com arquivos MKV, mas também os reproduz da melhor forma. Todavia, foi feito para uso comercial. Qualquer usuário será cobrado se desejar usar este programa para reproduzir MKV.

Soluções Completas para Entretenimento com Vídeos MKV

i

Adicionar legendas à vídeos MKV – Legendas são muito importantes para que o usuário entenda a história de um filme. Algumas vezes o filme em MKV que baixamos ou compramos não vem com legendas embutidas, o que pode frustrar bastante a experiência de aproveitar um filme. Para resolver este problema, podemos adicionar as legendas correspondentes ao filme.

ii

Extrair legendas de arquivos MKV – O MKV pode incluir vídeo, áudio e legenda em um só arquivo. Se deseja salvar as legendas do filme para usar de outra forma, você pode extraí-las do vídeo através de dois métodos fáceis.

iii

Reproduzir MKV em TVs Samsung – De acordo com o site oficial da Samsung, as TVs Samsung são capazes de reproduzir qualquer tipo de mídia, incluindo o formato MKV. Entretanto, alguns vídeos em MKV não são reconhecidos pela TV devido a problemas de compatibilidade. Por exemplo, se você tiver áudio Dolby True incluído no arquivo MKV, a TV não conseguirá fazer a reprodução. Dessa forma, é melhor trocar os arquivos de vídeo para um que sua TV possa reconhecer, ou também converter o arquivo inteiro em algum outro formato popular.

iv

Reproduzir MKV no Mac – O formato de arquivo MKV não é muito bom para ser usado no Mac OS. É necessário baixar programas de reprodução para conseguir tocar arquivos MKV no Mac. Há outras formas que podem lhe ajudar a reproduzir arquivos MKV no Mac se você deseja reproduzí-los com o player embutido QuickTime.

Avaliação: 4.3 / 5 (Baseado em 16 avaliações) Obrigado pela avaliação!
Publicado por: em para Converter formato de vídeo. Última atualização em 16-08-2018

Deixe seu Comentário

Por favor preencha seu nome!
Por favor insira seu comentário!

Comente (0)

Obtenha agora!
APOWERSOFT
Sorteios
exclusivos
&
ótimos
descontos
Saiba mais
Apowersoft Unlimited
Instalador de um clique para todos os 14+ produtos Apowersoft
new
Suporte
Compartilhar
Revisar
Comentar
Voltar ao topo