O que é WMA?


Sobre o WMA

WMA, sigla para Windows Media Audio, é um formato de áudio desenvolvido pelo pesquisador sênior da Microsoft, Henrique Malvar, e sua equipe. Falando resumidamente, WMA pode se referir a um formato ou um codec, e com o apoio do iTunes, tem se tornado muito popular e veio para bater de frente com o MP3.

WMA format

Tipo:WMA

Empresa:Microsoft

Duração da Frequência:320—112kbps

Curiosidades sobre o WMA

  • Quando lançou a primeira versão do WMA, a Microsoft alegou que o WMA poderia comprimir arquivos a uma taxa maior do que o MP3 e produzir áudio com a metade do tamanho do MP3. Mas isso trouxe muitas dúvidas a muitos usuários, especialmente entusiastas de música.
  • Embora o WMA tenha sido desenvolvido originalmente para competir com o MP3, ele ainda é muito menos popular.
  • Baseado no codec original do WMA, a Microsoft desenvolveu o WMA pro, WMA Lossless e WMA Voice. Mas ele são feitos com diferentes tipos de codecs, que não são compatíveis com o antigo.
  • WMA melhora os efeitos do player com uma baixa taxa de bits, o que significa que ele mantém a qualidade com um arquivo relativamente menor. Contudo, ele não se sai bem em uma alta frequência. Mas essa característica é perfeita para comprimir arquivos de áudio para estudar inglês.

Vantagens:

  • MS lançou 8 edições do WMA até agora, e as que vieram após o WMA 7 aceitam certificados criptografados, visando proteger direitos autorais das músicas, por isso os músicos e produtores são os melhores beneficiados.
  • WMA é capaz de comprimir o áudio a uma taxa alta, o que significa que ele pode manter a alta qualidade do áudio com menos espaço de armazenamento.

Desvantagens:

  • De modo geral, alguma qualidade será perdida ao comprimir o áudio através de codecs WMA. Para usuários particularmente exigentes sobre a qualidade do som, WMA está longe de ser perfeito, mas existem outros formatos como FLAC (Free Lossless Audio Codec) ou APE (também conhecido como “monkey’s audio” – áudio do macaco).
  • A Microsoft controla o padrão WMA, mas não compartilha com outros desenvolvedores.
1

WMA vs. MP3

Já que o WMA veio para brigar com o Mp3, podemos nos perguntar qual dos dois é melhor. Ambos WMA e MP3 são formatos populares que comprimem o áudio para produzir arquivos mais simples de serem compartilhados. Apesar da perda certa de qualidade, ele também possuem suas vantagens. Como o WMA pode ser facilmente reproduzido online, ele é muito usado em páginas web e portanto possui muitos usuários online. Além disso, graças à alta qualidade de som e baixo tamanho, ele é ideal para pessoas que precisam fazer um balanço entre a qualidade e o tamanho. Mais ainda, o WMA possui uma performance excelente com uma baixa taxa de bits (número de bits que são processados por unidade de tempo, e baixas taxas de bits resultam em arquivos pequenos. Teoricamente, quando a taxa de bits é menor que 128k, o WMA não tem rivais em termos de qualidade de som. Quando a taxa vai acima de 128k, o MP3 perde sua alta frequência, mas isso não acontece com o WMA. Contudo, quando falamos sobre WMA, não haverá melhoras na qualidade quando a taxa ultrapassa 128k. Por outro lado, a uma taxa de bits de 192k, o Mp3 tem uma melhor qualidade do que o WMA.

2

Programas que reproduzem arquivos WMA

Windows Media PlayerWMP – O Windows Media Player, um programa desenvolvido pela Microsoft que é usado para reproduzir arquivos de áudio (incluindo WMA), e vídeo.

TTPODttpod – ttpod é um poderoso e gratuito programa para músicas e aceita muitos formatos, incluindo WMA.

spotifySpotify – a plataforma de reprodução de músicas Spotify também consegue tocar sons em WMA.

foobarFoobar – Foobar, desenvolvido por Peter Pawlowski, também aceita esse formato.

Páginas na web que conseguem tocar arquivos WMA

jango – esta página online de músicas possui uma biblioteca de alta qualidade.

tunein – criado por Bill Moore, o TuneIn possui mais de 100.000 estações de rádio e também oferece músicas em WMA.

songza – a página é famosa por seu estilo único e músicas de todos os tipos, e você pode curtir músicas em WMA também.

gaana – a página reúne músicas de diferentes estilos e muitos países, e o belo design de suas páginas irá impressioná-lo muito quando você o conhecer.

live365 – sua interface de usuário é consistente e apresenta uma enorme variedade de músicas em muitos formatos, disponíveis online.

Dica:se você gosta de músicas online mas não sabe como fazer para salvá-las, você pode gravá-las em seu celular, tablet ou tocador de MP3 com o Gravador de Áudio da Apowersoft. O processo é muito simples. Antes de gravar, escolha WMA como formato de saída e clique no botão Iniciar para ativar a conversão. Feito isso, você pode ouvir suas músicas onde e quando quiser.

Soluções Integradas para o Formato WMA

i

Áudio para WMA

Atualmente, há muitas opções para converter outros arquivos de áudio para WMA. Uma das melhores escolhas é através do Conversor de Vídeo da Apowersoft. Após a instalação, inicie o programa e adicione os arquivos de áudio em sua interface. Após ler as instruções gerais sobre converter áudio para WMA, usuários que possuem necessidades de um formato específico podem checar abaixo:

MP3 para WMA – como ambos são formatos comuns de áudio, é muito fácil converter MP3 para WMA.

M4R para WMA – M4R se aplica apenas a aparelhos Apple. Se você quer toques em M4R para outros aparelhos, você deve baixar algum programa para converter M4R para WMA.

ii

Vídeo para WMA

Muitos programas conseguem extrair o áudio de vídeos e converter para o formato WMA. O Apowersoft Video Converter Studio é um deles. Através desse programa, você pode fazer as conversões abaixo:

MP4 para WMA – MP4 é o format de vídeo mais usado, e você pode extrair o áudio e convertê-lo em WMA.

WMV para WMA – WMV também foi desenvolvido pela Microsoft. Muitos programas pode ajuda-lo a converter WMV para WMA diretamente.

Deixe seu Comentário

Por favor preencha seu nome!
Por favor insira seu comentário!

Comente (0)

Anúncios de Promoção

Publicidades

Suporte
Compartilhar
Revisar
Comentar
Voltar ao topo