Sobre o WMA
WMA, sigla para Windows Media Audio, é um formato de áudio desenvolvido pelo pesquisador sênior da Microsoft, Henrique Malvar, e sua equipe. Falando resumidamente, WMA pode se referir a um formato ou um codec, e com o apoio do iTunes, tem se tornado muito popular e veio para bater de frente com o MP3.
Tipo:WMA
Empresa:Microsoft
Duração da Frequência:320—112kbps
Curiosidades sobre o WMA
- Quando lançou a primeira versão do WMA, a Microsoft alegou que o WMA poderia comprimir arquivos a uma taxa maior do que o MP3 e produzir áudio com a metade do tamanho do MP3. Mas isso trouxe muitas dúvidas a muitos usuários, especialmente entusiastas de música.
- Embora o WMA tenha sido desenvolvido originalmente para competir com o MP3, ele ainda é muito menos popular.
- Baseado no codec original do WMA, a Microsoft desenvolveu o WMA pro, WMA Lossless e WMA Voice. Mas ele são feitos com diferentes tipos de codecs, que não são compatíveis com o antigo.
- WMA melhora os efeitos do player com uma baixa taxa de bits, o que significa que ele mantém a qualidade com um arquivo relativamente menor. Contudo, ele não se sai bem em uma alta frequência. Mas essa característica é perfeita para comprimir arquivos de áudio para estudar inglês.
Vantagens:
- MS lançou 8 edições do WMA até agora, e as que vieram após o WMA 7 aceitam certificados criptografados, visando proteger direitos autorais das músicas, por isso os músicos e produtores são os melhores beneficiados.
- WMA é capaz de comprimir o áudio a uma taxa alta, o que significa que ele pode manter a alta qualidade do áudio com menos espaço de armazenamento.
Desvantagens:
- De modo geral, alguma qualidade será perdida ao comprimir o áudio através de codecs WMA. Para usuários particularmente exigentes sobre a qualidade do som, WMA está longe de ser perfeito, mas existem outros formatos como FLAC (Free Lossless Audio Codec) ou APE (também conhecido como “monkey’s audio” – áudio do macaco).
- A Microsoft controla o padrão WMA, mas não compartilha com outros desenvolvedores.
WMA vs. MP3
Já que o WMA veio para brigar com o Mp3, podemos nos perguntar qual dos dois é melhor. Ambos WMA e MP3 são formatos populares que comprimem o áudio para produzir arquivos mais simples de serem compartilhados. Apesar da perda certa de qualidade, ele também possuem suas vantagens. Como o WMA pode ser facilmente reproduzido online, ele é muito usado em páginas web e portanto possui muitos usuários online. Além disso, graças à alta qualidade de som e baixo tamanho, ele é ideal para pessoas que precisam fazer um balanço entre a qualidade e o tamanho. Mais ainda, o WMA possui uma performance excelente com uma baixa taxa de bits (número de bits que são processados por unidade de tempo, e baixas taxas de bits resultam em arquivos pequenos. Teoricamente, quando a taxa de bits é menor que 128k, o WMA não tem rivais em termos de qualidade de som. Quando a taxa vai acima de 128k, o MP3 perde sua alta frequência, mas isso não acontece com o WMA. Contudo, quando falamos sobre WMA, não haverá melhoras na qualidade quando a taxa ultrapassa 128k. Por outro lado, a uma taxa de bits de 192k, o Mp3 tem uma melhor qualidade do que o WMA.
Programas que reproduzem arquivos WMA
WMP – O Windows Media Player, um programa desenvolvido pela Microsoft que é usado para reproduzir arquivos de áudio (incluindo WMA), e vídeo.
ttpod – ttpod é um poderoso e gratuito programa para músicas e aceita muitos formatos, incluindo WMA.
Spotify – a plataforma de reprodução de músicas Spotify também consegue tocar sons em WMA.
Foobar – Foobar, desenvolvido por Peter Pawlowski, também aceita esse formato.
Páginas na web que conseguem tocar arquivos WMA
jango – esta página online de músicas possui uma biblioteca de alta qualidade.
tunein – criado por Bill Moore, o TuneIn possui mais de 100.000 estações de rádio e também oferece músicas em WMA.
songza – a página é famosa por seu estilo único e músicas de todos os tipos, e você pode curtir músicas em WMA também.
gaana – a página reúne músicas de diferentes estilos e muitos países, e o belo design de suas páginas irá impressioná-lo muito quando você o conhecer.
live365 – sua interface de usuário é consistente e apresenta uma enorme variedade de músicas em muitos formatos, disponíveis online.
Dica:se você gosta de músicas online mas não sabe como fazer para salvá-las, você pode gravá-las em seu celular, tablet ou tocador de MP3 com o Gravador de Áudio da Apowersoft. O processo é muito simples. Antes de gravar, escolha WMA como formato de saída e clique no botão Iniciar para ativar a conversão. Feito isso, você pode ouvir suas músicas onde e quando quiser.
Soluções Integradas para o Formato WMA
i
Áudio para WMA
Atualmente, há muitas opções para converter outros arquivos de áudio para WMA. Uma das melhores escolhas é através do Conversor de Vídeo da Apowersoft. Após a instalação, inicie o programa e adicione os arquivos de áudio em sua interface. Após ler as instruções gerais sobre converter áudio para WMA, usuários que possuem necessidades de um formato específico podem checar abaixo:
MP3 para WMA – como ambos são formatos comuns de áudio, é muito fácil converter MP3 para WMA.
M4R para WMA – M4R se aplica apenas a aparelhos Apple. Se você quer toques em M4R para outros aparelhos, você deve baixar algum programa para converter M4R para WMA.
ii
Vídeo para WMA
Muitos programas conseguem extrair o áudio de vídeos e converter para o formato WMA. O Apowersoft Video Converter Studio é um deles. Através desse programa, você pode fazer as conversões abaixo:
MP4 para WMA – MP4 é o format de vídeo mais usado, e você pode extrair o áudio e convertê-lo em WMA.
WMV para WMA – WMV também foi desenvolvido pela Microsoft. Muitos programas pode ajuda-lo a converter WMV para WMA diretamente.