O que é o formato AC3?
Comentários

O que é o formato AC3?

Última atualização em 26-10-2015 por

AC3 – Definição

AC3 significa Audio Coding 3, uma extensão para arquivos de áudio com som surround. Foi criado pelos Laboratórios Dolby em 1987 para o uso em DVDs, reprodutores de Blu-ray, programação HDTV e home theaters. O formato AC3 contém até 6 canais de áudio discretos. Os 5 canais mais utilizados são dedicados para auto-falantes de alcance normal (20 a 20.000Hz) e o outro canal restante para subwoofers de baixa frequência (20 a 120Hz). Especificamente, são os canais esquerdo frontal, direito frontal, central, esquerdo traseiro, direito traseiro e 1 faixa para os graves, chamada de canal 5.1, que é o som surround padrão mais comumente utilizado em cinemas e home theaters.

Extensão do Arquivo: AC3

Categoria: Arquivo de Áudio

Popularidade: Popular entre os entusiastas de home theaters

Desenvolvedor: Laboratórios Dolby

Fatos sobre o AC3

  • O AC3 pode operar frequências de som entre 20 e 20.000Hz, o que equivale à faixa de frequência audível para o homem. Isso significa que o AC3 pode produzir efeitos sonoros únicos, detalhados e variados para as pessoas.
  • A maioria da programação HDTV hoje em dia já usa o AC3 como formato de áudio padrão. Combinado com um sinal de TV HD, faz tudo parecer muito real, especialmente o som.
  • Antes, o formato padrão da empresa não era o AC3, mas sim o Dolby Pro Logic 4.0. O Dolby Pro Logic 4.0 pode ser encontrado em muitas fitas VHS lançadas nos anos 80.
  • A taxa de bits do áudio AC3 no DVD vai até 640kbps e a taxa de amostragem até 48kHz.

Prós: O AC3 é aceito como padrão na indústria para DVD e HDTV. Quase todos os filmes em DVD possuem trilhas sonoras em formato AC3. O AC3 é altamente comprimido e possibilita pequenos tamanhos de arquivo, mas o efeito sonoro é preservado à risca como no DVD original. O AC3 pode ser convertido para arquivos de vídeo como AVI e MPEG, que também podem alcançar o som 5.1 Dolby Digital Surround quando tocados em reprodutores de mídia.

Contras: O AC3 é amplamente utilizado em DVDs mas raramente é usado ou aparece em outros lugares. Apesar do AC3 suportar canais 7.1, quando o assunto são CDs de áudio ele suporta no máximo canais 5.1 e tem limitação de até 448kbps.

AC3 X AAC

O AAC ou Advanced Audio Coding é muito diferente do AC3. O AAC é um formato de áudio digital sem perdas promovido como sucessor do MP3, já que em geral possui uma qualidade de som melhor, mesmo mantendo o mesmo tamanho de arquivo. O formato AAC é um formato sem perdas mais avançado do que o formato AC3. Ele cria uma qualidade de áudio melhor que o AC3 com a mesma taxa de bits, especialmente quando opera à baixas taxas. Abaixo você encontra uma comparação mais detalhada entre AC3 e AAC.

História:

  • O AC3 foi desenvolvido pelos Laboratórios Dolby e originalmente se chamava Dolby Stereo Digital, nome que permaneceu até 1994. Este formato é reconhecido desde 1997 como o padrão internacional pelo Grupo de Especialistas em Imagens com Movimento.
  • O AAC foi desenvolvido em uma cooperação entre os Laboratórios Bell AT&T, Laboratórios Dolby, Sony, Nokia e Fraunhofer IIS. Em 1997, o Grupo de Especialistas em Imagens com Movimento definiu o AAC como um padrão internacional.

Qualidade:

  • O formato AC3 é um som surround de 6 canais que proporciona uma taxa de bits total de 384 kilobits por segundo e suporta taxas de amostragem de até 48 kHz. Para reproduzir o efeito completo de uma faixa AC3, é necessário usar um sistema de home theater amplificado que suporte Dolby Digital.
  • O AAC pode armazenar uma grande quantidade de informações de áudio usando pouco espaço. É um formato de áudio sem perdas mais avançado que o AC3. Sua frequência de amostragem varia de 8 a 96 kHz, apresentando qualidade de som melhor que o AC3 quando o arquivo de áudio é codificado à baixas taxas de bits.

Compatibilidade:

  • O AC3 é amplamente utilizado como o padrão de som em DVDs, Blu-ray, programação HDTV e consoles de videogames.
  • A Apple adota o AAC como formato padrão para o iTunes e o iPod desde 2003. A maioria dos dispositivos e reprodutores de mídia suportam o formato AAC. Muitos sistemas de áudio de carros também adotam o AAC.

Programas que tocam arquivos AC3

VLCVLC Media Player – O reprodutor de mídia VLC foi desenvolvido pelo projeto VideoLAN. É um reprodutor de mídia multi-uso que roda em diversas plataformas, incluindo Windows, Mac, Linux, Unix, iOS e Android, suportando todos os formatos de áudio e vídeo.

KMPKMPlayer – Seu nome completo é K-Multimedia Player. É um reprodutor de mídia disponível para o sistema operacional Windows. Pode tocar uma grande quantidade de tipos de arquivo, incluindo o formato AC3. O KMPlayer foi adquirido pela Pandora TV (uma empresa koreana de streaming de vídeo) em agosto de 2007.

NERONero Multimedia Suite – A Nero AG desenvolveu este programa para o Microsoft Windows. O software inclui o Nero Burning ROM para proteção e cópia de discos, o Nero Video para edição e criação de discos de vídeo, o Nero RescueAgent para recuperação de dados e muitos outros recursos gratuitos.

XineXine – Desenvolvido pelo Projeto Xine, o Xine é um motor de reprodução multimídia para sistemas operacionais como o Unix. Ele apresenta uma excelente precisão na correção manual de sincronia entre faixas de áudio e vídeo.

AllplayerALLPlayer – O ALLPlayer é um reprodutor de mídia polonês gratuito famoso pela sua habilidade em ler legendas corretamente durante a reprodução de filmes. O ALLPlayer também possui um equalizador integrado com muitos sons pré-definidos (pop, rock, techno, etc.), o que proporciona um efeito de áudio semelhante ao cinema.

Conjunto Completo de Soluções para Arquivos AC3

Converta AAC para AC3 – O AAC é um formato de áudio comumente utilizado em arquivos de vídeo MP4 e MKV. Muitos reprodutores de mídia podem tocar arquivos MP4/MKV que contém faixas de áudio AAC. Se você busca efeitos sonoros parecidos com o de um cinema no conforto da sua casa, você precisará converter o arquivo de áudio de AAC para AC3.

Converta DTS para AC3 – O DTS (Digital Theater System) e o AC3 (Dolby Digital) são dois codecs de áudio muito utilizados no cinema e sistemas de home theater para reproduzir áudio multi-canal de alta definição. Na realidade, o DTS foi adotado nos DVDs após o AC3 e nem todos os reprodutores de mídia suportam este formato. O AC3 é o formato de áudio padrão para DVDs. Para tornar o áudio DTS acessível em todos os tocadores de DVD, precisamos converter DTS para AC3.

Avaliação: 4.9 / 5 (Baseado em 16 avaliações) Obrigado pela avaliação!
avatar
Publicado por: em paraConversor de Áudio. Última atualização em 26-10-2015

Deixe seu Comentário

Por favor preencha seu nome!
Por favor insira seu comentário!

Comente (0)

Novidades

 

Dicas e Recursos

Saiba mais
Apowersoft Unlimited
Instalador de um clique para todos os 14+ produtos Apowersoft
new
Communidade
Suporte
Compartilhar
Revisar
Comentar
Voltar ao topo